Sistemas de RPG
Quando alguém decide entrar no mundo do RPG, uma das primeiras dúvidas que surge é: Qual sistema usar? Tudo bem, tudo bem eu confesso, só os jogadores que não são mais novatos perguntam isso. O fato é que existem dezenas deles, cada um com sua proposta, linguagem e estilo, prontinhos para agradar (ou desagradar) seu público-alvo. Alguns são mais voltados para combate e fazem de tudo para que cada combate seja extremamente memorável, outros para interpretação onde o combate nem brilha tanto, e as vezes sequer aparece, e existem alguns que equilibram tudo (ou quase tudo). Neste guia, você vai entender o que são sistemas de RPG, como funcionam e qual pode ser o mais adequado para o seu estilo de jogo.
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O que é um sistema de RPG?
Um sistema de RPG é basicamente o conjunto de regras que define como o jogo funciona. Sem ele, até dá pra jogar RPG, mas ele limita o que você pode ou não pode fazer, afinal de contas, tudo tem que ter equilíbrio.

Ele determina coisas como:
- Como criar personagens. (Características)
- Como Calcular os Resultados dos Dados (Acertos, Falhas, Sucessos e Fracassos)
- Como Rolar os dados, e quais rolar. (D6, D10, D20)
- Como agir, e o que fazer em combate. (Eu Ataco, eu fujo, eu seduzo o dragão… Não pera…)
- Habilidades que podem ser usadas (E seus nomes bonitinhos como: Ataque Furtivo, Meteoro de Pégaso, Kamehame…)
- Como o Mestre vai conduzir a narrativa. (Quem eu to querendo enganar? A maioria ignora o próprio sistema)
Enfim, basicamente, o “motor” responsável por fazer o jogo acontecer. Se a história é o corpo, o sistema é o esqueleto que sustenta tudo.
Por que existem tantos sistemas diferentes? Porque cada um deles nasce com uma proposta de experiência. É como um jogo mesmo: No Futebol você não pode pegar a bola com a mão, a menos que você seja o goleiro.⠀
Alguns exemplos de motivos:
Fantasias épicas cheias de magias e poderes (Pew pew, brililim)
Narrativas mais dramáticas, investigativas e sentimentais (Elementar meu caro Cthullhu)
Sistemas focados quase totalmente na interpretação (“É o que meu personagem faria”)
Cálculos detalhados, que dão sensação de realismo (Ou que você está preeenchendo uma planilha de Excel)
Tipos de sistemas de RPG
Lógico que eu não podia fazer um guia sobre Sistemas sem citar alguns exemplos
⭐ 1. Sistemas baseados em atributos
Exemplos: Dungeons & Dragons, Tormenta20

Dungeons & Dragons, vulgo D&D, é o queridinho de muita gente, e costuma ser lembrado como o exemplo mais clássico de todos. Não é lá meu favorito, mas eu tiro meu chapéu para ele nessa apresentação. Você cria um personagem com:
- Força
- Destreza
- Constituição
- Inteligência
- Sabedoria
- Carisma
E faz testes rolando dados.
São ideais para:
✔ Aventuras épicas
✔ Campanhas longas
✔ Jogadores que gostam de evolução clara
⭐ 2. Sistemas baseados em perícias
Exemplo: 3D&T, Tiny Dungeon
Os personagens são definidos pelo que sabem fazer e normalmente são muito bons por isso: Seja lutar, invadir, analisar, persuadir, você vai ser bom em algo… Como assim eu não sou bom em nada?
São sistemas mais fáceis de aprender, muito indicados para iniciantes. Tanto jogadores quanto mestres
⭐ 3. Sistemas baseados em pontos
Exemplo: GURPS, Mutantes & Malfeitores
Você passa horas e mais horas para montar seu personagem distribuindo pontos em habilidades para comprar vantagens e assumir desvantagens
É recomendável para jogadores que gostam de criar personagens extremamente únicos. A quantidade de criação bizarra que eu já vi em GURPS excede qualquer expectativa
⭐ 4. Sistemas narrativos
Exemplo: Fate, Vampire: The Masquerade
Eu nunca joguei fate, podem até me crucificar por isso, mas eu sei que se eu não tivesse colocado aqui, aí sim eu ia ser caçado. O foco aqui é na história antes do combate, e vamos conversar, se tu pega um mestre inspirado, sai muita coisa boa daqui. Novamente, posso estar julgando baseado nas minhas 1000 horas de Vampiro, mas minha Camarilla do céu.
É indicado para grupos que gostam de:
✨ drama
✨ decisões morais
✨ consequências impactantes
✨ interpretação profunda
🎯 Qual sistema é ideal pra você?
A verdade é que é bem difícil dizer, ainda mais se você nunca

jogou. O Ideal é procurar um mestre que tenha uma certa experiência para mesas com iniciantes se a sua intenção for experimentar algo novo. Não existe sistema ideal de forma absoluta. Existe o ideal para cada grupo.
Se for seu primeiro RPG, escolha:
Um sistema Simples, com ficha curta, pouco cálculo e material acessível. Vários desses sistemas que eu citei, carregam materiais prontos, até mesmo com personagens e história já prontos, para você já começar de maneira bem mais rápida.
Depois, quando se sentir mais confiante, experimente outros estilos. Já se você já é jogador de longa data, não viu seu RPG favorito aqui, não é por que eu não recomendo ele. As vezes eu só não tenho propriedade o suficiente para falar. Um bom exemplo seria o Ordem Paranormal. Muita gente ama, muita gente critica, pra mim não fede nem cheira, não cativou meu gosto e nunca me chamaram para uma mesa, então não posso dizer em que grupo se encaixa. Já FATE apesar de nunca ter jogado, o que eu já ouvi falar desse RPG não cabe numa postagem só.
🧠 Conclusão
Cada sistema de RPG é uma porta de entrada diferente para o mesmo universo: jogar juntos, imaginar mundos e contar histórias. Ao mesmo tempo que são a mesma porta para universos incríveis com suas particularidades e peculiaridades. Ao entender seus estilos e objetivos, você consegue escolher o que mais combina com você — e aproveitar a jornada com muito mais confiança. Pode ser que eventualmente eu acabe falando mais a respeito de algum sistema em particular. Você iria gostar disso? Se sim, comenta aí qual sistema eu deveria abordar.
De toda forma, dê uma olhada no último post, vai que você gosta. Puxe sua cadeira, sinta-se à vontade… E ponha as Runas na Mesa.
O Que é RPG?
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